NA HORA
O jornal de Mato Grosso Facebook twitter youtube

Cuiabá MT, Quarta-feira, 15 de Julho de 2020
AGRONEGÓCIOS
Terça-feira, 19 de Maio de 2020, 08h:11

PRODUÇÃO

China estoca grãos por temer efeito da pandemia no Brasil

Pequim recomenda aumentar importações de seu principal fornecedor de soja. Em março e abril, embarques foram adiados

MARIANNA PERES
Da Reportagem

A China pediu que empresas de comércio e processadoras de alimentos aumentem os estoques de grãos, diante de uma possível segunda onda do coronavírus e o agravamento das taxas de infecção em outros países.

Um comerciante ouvido pela agência de notícias Reuters citou a disseminação da doença no Brasil como motivo para o temor de desabastecimento. O Brasil é o principal exportador de soja para a China.    

Durante conversas com o Ministério do Comércio da China, nos últimos dias, negociadores estatais e privados de grãos, assim como produtores de alimentos, foram orientados a adquirir maiores volumes de soja, feijão, milho e óleo de soja .    

“Eles nos aconselharam a aumentar estoques e manter os suprimentos mais altos do que normalmente temos. As coisas não parecem bem no Brasil”, disse o trader de um dos maiores processadores de alimentos da China.    

O Ministério do Comércio da China não respondeu a um pedido de comentário sobre planos para aumentar estoques de alimentos.      

Os embarques brasileiros de soja foram adiados em março e abril devido a uma combinação de fortes chuvas e mão de obra reduzida à medida que entraram em vigor regras de contenção por causa do coronavírus, levando a uma queda recorde nos estoques chineses de soja. As chegadas do Brasil desde então se recuperaram, mas  autoridades continuam a temer novas interrupções.      

Nas últimas semanas, o conglomerado agrícola estatal chinês Cofco e o distribuidor de grãos Sinograin aumentaram as compras de soja e milho nos EUA.    

Pequim também aumentou suas alocações de cotas de importação para os principais compradores de grãos, abrindo caminho para novas compras em potencial.


Comentários







Preencha o formulário e seja o primeiro a comentar esta notícia

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião do site. Clique aqui para denunciar um comentário.




ENQUETE
O que você acha da decisão da CPI do Paletó de pedir o afastamento do prefeito?
Ele tem que ser afastado
Ele tem que ser cassado
Ele é inocente
Tanto faz
PARCIAL